Os Encantos de Alice - Arte em Papel Machê

  Hello Folks! 
Esses dias estava procurando coisinhas de artesanato para postar aqui para vocês! Achei a Alice, que já virou minha amiga desde o primeiro contato. Bom, a Alice faz fofuras de papel machê acredita? Alem de tudo ser lindo e delicado, ela faz com muito carinho. Entrevistei a Alice para vocês conhecerem melhor ela! Já vou anunciar, negociamos uma parceria e muito em breve terá uma SUUUPER NOVIDADE aqui no blog ! Vamos ver um pouquinho do trabalho da Alice ?
1-  Como começou a trabalhar com isso? 
Meu primeiro contato com o papel machê foi numa aula de biologia, em que fizemos papel reciclado. A técnica é bastante parecida e me encantei com a mistura do papel com a água. Com 16 anos fiz um curso de arte e reciclagem na cidade em que morava, Praia Grande, onde tive um maior contato com a técnica. Nessa época, minhas criações eram mais rústicas e eu fazia por diversão. Voltei a trabalhar com o papel machê em 2009, arriscando receitas, testando ingredientes, errando bastante...tudo muito experimental e baseado na curiosidade. A partir daí, busquei o aperfeiçoamento e não parei mais.


2- Você faz alguma faculdade, curso e coisas do tipo para aperfeiçoar os seus conhecimentos artísticos? 

 

Eu fiz faculdade de Educação Artística (Habilitação em Artes Plásticas) na UNESP. Atualmente faço um curso de fotografia na cidade onde moro, Piracicaba, e um curso de cenografia, no Conservatório de Tatuí.


3- De onde surge a inspiração para criar novas peças? 
 

Gosto muito de me inspirar nas ilustrações de livros infantis, são ricos em cores e movimento. Tem uma ilustradora, em específico, que me inspira bastante, a francesa Rebecca Dautremer. As pinturas do italiano Amadeo Modigliani são riquíssimas fontes de inspiração também. Além disso, fotos de revistas de moda, fotografias e filmes, especialmente os stop-motion do Tim Burton, como “Noiva Cadáver” e “Frankenweenie”. Outra animação que também me inspira é “Coraline”, baseada no livro de Neil Gaiman, com direção de Dave McKean.

Procuro criar peças que façam parte do meu imaginário, que tenham a ver com a minha vida e que se “comuniquem” com as pessoas.



4- Com quantos anos você começou a executar seus talentos? 

 

Basicamente desde a infância. Gostava de desenhar bastante e inventar coisas novas, como pequenos livros e bonecos modelados em massinha e argila. Aos 12 anos descobri o biscuit e explorei-o por muito tempo, inclusive vendendo pequenas peças para os amigos e parentes. Aos 16 anos aprendi um pouco da técnica do papel machê, mas foi somente aos 22 anos que me lembrei dele dei continuidade ao meu trabalho fazendo uso dessa técnica.



 

5- De onde teve a ideia de colocar o seu trabalho na internet? 

 

A ideia surgiu no ano passado, quando decidi divulgar e comercializar o meu trabalho.




6- Você já trabalhou, ou trabalha com algo que não seja referente á arte? 

 

Sempre trabalhei com algo que envolvesse artes. Depois da faculdade dei aulas de pintura em tela e artesanato para crianças, adultos e idosos. Hoje me dedico exclusivamente ao meu trabalho em papel machê.




7- Os seus trabalhos são feitos de papel machê. Como descobriu que esse seria o melhor material?

 

Foram muitas tentativas. Já passei pela argila, mas descobri que quebrava muito fácil (é necessário fazer a queima em forno especial e eu não tinha acesso a isso). Depois veio o biscuit, que usei bastante, mas sentia que com ele eu não conseguia alcançar um resultado muito autêntico. O papel machê me encantou pelo fácil acesso ao material e por ser tão versátil! É possível criar de tudo fazendo uso do papel machê como matéria prima.

Bom gente, para quem não sabe a Alice tem uma loja virtual! Para ver todos os produtos e comprar CLIQUE AQUI

E para finalizar, fiz uma WISH LIST do que eu MAIS QUERO DA LOJA DA ALICE



Gostaraaaaaam? 




EM BREVE NOVIDADES EM PARCERIA ! 

Um comentário:

  1. Que trabalho lindo, o da Alice, o palhaço e a moldura do gatinho são os mais perfeitos!
    http://meufilmeviroulivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comenta ai, galerinhaaaaa!